Por que as pessoas consomem?

No best seller “A arte da persuasão” Robert Cialdini mostra que uma das razões é a antecipação de culpa, na qual a pessoa consome hoje para se proteger do arrependimento futuro de não ter consumido. Assim, o cliente não se decide pela utilidade ou pelo benefício do uso do produto, mas sim para evitar o sentimento de culpa em não ter comprado o produto.

Nessas situações fica claro como o fator psicológico e a construção mental, sempre mais propensos ao mecanismo de escape de situações negativas, podem contribuir para o aumento de vendas. Muitas marcas se apropriam desta técnica ao elaborarem seu copywriting e storytelling.

O mecanismo de antecipação de culpa funciona de forma praticamente automática. O entendimento do comportamento do consumidor, portanto, leva a uma maior sensibilização do público-alvo, aumentando a conversão de vendas. Profissionais bem treinados são capazes de definir o momento exato em que o estímulo será mais eficaz!

O que aconteceria com o seu negócio se você abrisse mão da análise de dados levantados hoje para aumentar sua receita amanhã? Não seja mais um futuro arrependido! Sua culpa deve ser apenas por imaginar como alavancaríamos o seu negócio com o nosso serviço de Customer Insights! 

Related posts: